Seminário de Homeopatia reúne conselhos profissionais em Brasília

Seminário de Homeopatia e Educação aconteceu no Senado Federal

As ideias centrais foram expandir os saberes homeopáticos para todas as áreas do conhecimento, além de reforçar a prática como política pública de prevenção em saúde.

E, assim, foi o contexto central do 1º Seminário “Homeopatia e Educação”, realizado no dia 15 de fevereiro, no Senado Federal, em Brasília.

Coordenado pela presidente do Instituto Tecnológico Hahnemann, Eliete MM Fagundes, o evento contou com a contribuição de representantes de conselhos profissionais (federal e regional), gestores públicos dos ministérios e secretarias do poder público.

Segundo Eliete, houve unanimidade entre os participantes sobre a necessidade do aumento da oferta de cursos de Homeopatia para os profissionais da saúde, tanto quanto o reconhecimento da demanda de ampliar a oferta das “Práticas Integrativas e Complementares” (PICs) para a população.

Durante o encontro, temas sobre a melhoria da qualidade da educação e a manutenção da disposição de cursos também entraram na pauta.

Fagundes reforçou a importância da manutenção das leis que regulamentam a prática da Homeopatia e falou sobre os princípios e a filosofia.

“As  leis naturais universais devem ser respeitadas, para que o tratamento mantenha o resultado rápido, suave e permanente, como preconiza o seu fundador. A verdadeira Homeopatia Hahnemanniana deve ser preservada pela educação homeopática que os conselhos forem implementar, sem deixar que modismos externos os influenciem”.

Participantes do Seminário

Participaram da mesa de abertura e contribuíram com palestras e experiências, além da Prof. Dra. Eliete MM Fagundes, Abrahão Nunes da Silva, do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Margarete Akemi Kishi, do Conselho Federal de Farmácia (CFF), Rosângela Schneider e Daniela Vasconcelos, do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daniel Amado, Coordenador Nacional das PICS em Saúde, do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Dr. Luiz Darcy Gonçalves Siqueira, presidente da Associação Médica Homeopática Brasileira, Marli Cristina Pereira, da Associação Brasileira de Cirurgiões Dentistas Homeopatas (ABCDH) e as homeopatas  Marina Costa, Tânia Rezende e Patryciya-Henia.

Também marcaram presença representantes de universidades de Brasília, de farmácias homeopáticas, de entidades sociais, Secretaria de Educação do DF, da Câmara dos Deputados do DF, Conselho Indigenista Missionário, International Academy of Classical Homeopathy, Secretaria de Saúde do Estado do DF, Conselho Regional de Odontologia/ DF, Associação Brasileira de Farmacêuticos Homeopatas, Secretaria Estadual de Saúde/DF, Ministério da Defesa e Conselho Regional de Farmácia/PR.

Saiba mais sobre o evento e o assunto em www.homeopatias.com

, , , ,