Xuxa consolida segundo lugar com programa leve e poucos erros

Poucos foram os erros que em nada ofuscaram a estreia mais esperada de 2015 – Xuxa Meneghel na Record. Depois de 30 anos de Rede Globo, sem deixar de lado seu passado, a apresentadora mostrou que soube sim amadurecer e abandonar o seu lado infantil, não esquecendo, claro, de seus baixinhos.

Com um estúdio bastante espaçoso no RecNov ocupado por um cenário bonito e bem parecido com o da americana Elen DeGeneres, em quem se inspirou, Xuxa trouxe ao público uma estreia dinâmica e simples. Não pecou pelo sensacionalismo, marca registrada da Record, mesmo com uma suposta fã que precisou ser entrevistada dentro de uma ambulância.

De convidados, não trouxe ninguém de peso, a não ser os próprios artistas da casa – quatro atores de Os Dez Mandamentos – e um musical ao vivo com Alexandre Pires e banda, lançando uma música nova, e fechando o programa uma regravação de Sidney Magal. Aliás, musicais ao vivo faltam na TV, e Xuxa poderia explorar mais esse lado às segundas – iniciar e fechar o programa em alto astral, com música boa ao vivo, fato que será um grande desafio para a produção da loira, já que a própria Globo deixou claro que os artistas que pisarem na Record serão boicotados na emissora. Diante disso até Ivete Sangalo preferiu declinar a participação na estreia.

Xuxa fez referência a amigos da Globo que não puderam mostrar o rosto, mas estavam lá, de corpo e alma, com um saco na cabeça. “Não puderam nem me desejar boa sorte nas redes sociais”, comentou Xuxa.

Xuxa (Michel Angelo)
Xuxa (Michel Angelo)

Problemas entre patrões e ex-patrões à parte, Xuxa fez questão de agradecer e homenagear. Agradecimentos aos patrocinadores, entre eles Kia, Nextel (“Sempre fui Nextel, Nextel tem tudo a ver comigo, é um X, não sei porque não me chamaram antes”, comentou) e citações à antiga casa foram frequentes – no caso da Globo, hora alfinetadas, hora lembranças.

Xuxa mostrou uma naturalidade interessante no “ao vivo”, um amadurecimento profissional que a Rede Globo já não lhe proporcionava. Xuxa estava bem à vontade, leve, descontraída, pouco pressionada pelo fato de ser a primeira vez ao vivo. E isso é positivo para alavancar o horário nobre às segundas. Desde Hebe Camargo, que Xuxa fez questão de homenagear deixando claro que não quer ser comparada à rainha da televisão brasileira, não se via um programa ao vivo às segundas reunindo convidados, um sofá e musical.

A loira ainda colocou um trecho de um antigo vídeo de Silvio Santos onde ele diz: “Nunca quis ser dono de televisão, fui obrigado a ser dono de televisão pois os donos de televisão me fecharam as portas”. Uma direta clara e certeira à Rede Globo. E emendou: “Tio Silvio, depois de tantos convites, vou participar do Teleton. Obrigado por me convidar tantas vezes, antes eu não podia. Agora eu posso”, comemorou.

 

AUDIÊNCIA DE XUXA NA RECORD

A estreia do programa Xuxa Meneghel na noite de ontem, dia 17/08, aumentou a audiência da emissora em 84%, comparando com as quatro segundas anteriores. A atração comandada por Xuxa na faixa das 22h30 à 00h23 consolidou o segundo lugar isolado com média de 10 pontos, pico de 12 pontos e share de 19%. Para se ter ideia, o SBT marcou média de 6 pontos, ou seja, caiu 23% na audiência, também em relação às quatro segundas anteriores, horário em que apresenta o Ratinho e o Máquina da Fama, com Patrícia Abravanel.  

No Rio de Janeiro, de onde era transmitido, o programa também consolidou o segundo lugar isolado com 11 pontos de média, ou seja, crescimento de 118% no mesmo horário de exibição. O SBT marcou 6 pontos de média e, com este resultado, caiu 21%. A atração também ficou em segundo lugar na audiência em outras praças, segundo dados prévios do Ibope: Em Brasília marcou 9 pontos de média, Recife 10 pontos de média, Salvador 8 pontos de média, Porto Alegre 7 pontos de média, Curitiba 8 pontos de média e Belo Horizonte 7 pontos de média.

Xuxa e convidados - atores ex-globais atuam em Os Dez Mandamentos (Divulgação/Record)
Xuxa e convidados – atores ex-globais atuam em Os Dez Mandamentos (Divulgação/Record)
Xuxa e Alexandre Pires (Record)
Xuxa e Alexandre Pires (Record)
Xuxa, leve e descontraída
Xuxa, leve e descontraída

xuxa-estreia2alexandrepires

, , , ,