“A Dona” – Resumo dos Capítulos 51 a 55 (10 a 14.06)

Capítulo 51, segunda-feira, 10 de junho

Valentina diz a Ivana que não adianta ir correndo avisar José Miguel sobre a carta de Alonso, pois nada nem ninguém será capaz de separá-los. Gabriela intrigada pergunta a Valentina porque falou com a prima  dessa maneira. Amparo diz a Felipe que Rodrigo era o pai do filho que Cristina estava esperando. José Miguel e Leonor discutem por causa de Valentina. José Miguel diz a Valentina que sabe que Leonor foi vê-la e pergunta sobre o que conversaram. José Miguel decide dar um basta na intromissão de Leonor e pede Valentina em casamento. emocionada, ela confessa que tem muito medo de sofre uma nova decepção. José Miguel diz que seu amor por ela é mais forte que tudo e que nunca irá feri-la. José Miguel e Valentina procuram Padre Ventura para informar  que querem se casar o mais rápido possível. O sacerdote diz que só pode casá-los em um mês. Valentina diz a Isabel, Ivana e Benita que em um mês se casará com José Miguel. Ivana, ao saber do casamento de Valentina e José Miguel, sai furiosa, e Isabel a segue. Benita, sorrindo, diz a Valentina que faz muito gosto no casamento dela e José Miguel, e o quanto antes eles se casem. José Miguel dá a notícia de seu casamento a Frederico, e ele contente, diz que quer netos rapidamente, antes que morra. Frederico pede a José Miguel que dê logo a notícia para Leonor, mas que deve estar ciente que ela não aceitará. José Miguel diz que não se importa  com a opinião da mãe. Isabel trata de fazer Ivana entender que deve se resignar, já que José Miguel e Valentina se amam. Fora de si, Ivana diz que não aceita o casamento e que até o impossível para impedi-lo. Gabriela se surpreende ao ver Ivana e Rodrigo se beijando.

Capítulo 52, terça-feira, 11 de junho

José Miguel comunica a mãe que casará com Valentina em um mês, Leonor grita que jamais estará de acordo com essa união e que ele nem pense que ela permitirá que Valentina entre em sua fazenda. Cristina pede perdão a Valentina. Ivana, furiosa, diz a Leonor que ela precisa impedir o casamento de Valentina  e José Miguel de alguma forma. Rodrigo afirma para Leonor que Valentina foi sua amante. Leonor faz José Miguel pensar que aceita sua relação com Valentina. Gabriela acusa Ivana de estar aos beijos com Rodrigo. Ivana à força, o demitirá da fazenda. José Miguel comenta com o pai que não acredita que sua mãe aceitou seu casamento com Valentina. Maria da Luz diz a Gabriela que Rodrigo é um homem mulherengo e está apaixonado por Valentina. Felipe diz a Sandra que suas intenções com ela são sérias, que pensa em um futuro a seu lado e diz que quer falar com seus pais. Leonor diz a Frederico que aceita o casamento de seu filho com Valentina. Isabel esbofeteia Rodrigo e exige que  nunca mais volte a se aproximar de Ivana. José Miguel diz a seus pais que vai pedir a mão de Valentina formalmente aquela noite. Rodrigo, furioso, diz a Ivana que sua mãe o insultou e  diz que se perder o trabalho por isso, revelará a todos que sua amante é ela e não Valentina. Valentina surpreende Rodrigo saindo do quarto de sua prima e  diz que ele está terminantemente proibido de entrar em sua casa, e ainda mais vagar pelos quartos. Valentina diz a Ivana que não demitirá Rodrigo para lavar sua honra,e que a prima deve saber com quem se envolve.

Capítulo 53, quarta-feira, 12 de junho

Valentina diz a Ivana que naquela noite os pais de José Miguel irão formalmente pedir sua mão, e que se ela quiser acompanhá-los, será bem vinda, mas se preferir pode ficar pela fazenda para passear com Rodrigo. Ivana tenta convencer Isabel a não estar presente durante o pedido da mão de Valentina, segundo ela por solidariedade a seu “amor” pelo futuro esposo da prima. Isabel diz à filha que ela teve tudo para ser feliz e não o fez, por isso deve aceitar que que José Miguel e Valentina se amam. José Miguel e Valentina vão nadar, Ivana os observa e rouba a roupa da prima, que chega à fazenda apenas com a camisa de José Miguel. Isabel, Benita e Maria da Luz se encandalizam ao ver Valentina semi nua, ela explica que roubaram sua roupa. Leonor, hipócrita, entrega a José Miguel um anel que pertenceu a sua avó para que entregue a Valentina. Ela conta que recebeu a jóia de Frederico quando se comprometeram e pede a Valentina que continue a tradição, dando o anel posteriormente a seu primeiro filho que casar. Felipe diz a Sandra que vai falar com Enriqueta, já que não gosta de esconder assuntos importantes de ninguém, Sandra pede mais um pouco de tempo. Enriqueta se escandaliza ao ver Sandra e Felipe se beijando e fica ainda mais nervosa quando sua filha conta que eles são namorados. Sandra diz que Horácio jamais a amou, e pede a mãe que deixe de se meter em sua vida. Enriqueta esbofeteia a filha. Moíses a repreende e diz que agindo assim vai perder o amor e o respeito de Sandra. Leonor diz aos Vilaça que está certa que José Miguel fará Valentina muito feliz.

Capítulo 54, quinta-feira, 13 de junho

Valentina diz a José Miguel que gostaria de saber qual o real motivo de sua expulsão do seminário. José Miguel entrega o anel de compromisso a Valentina e  diz que foi de sua avó paterna. Moíses diz a Sandra que Horácio não parecia mesmo o homem ideal para ela, mas que quanto a Felipe tem boas impressões. Moisés adverte Enriqueta que se ela voltar a colocar a mão em cima de sua filha pedirá o divórcio. Ivana, furiosa, pergunta a Leonor porque ela aceitou o casamento de seu filho com Valentina, e se ela pensa em fazer algo para impedir essa “loucura”. Frederico diz a Isabel que está disposto a deixar Leonor ir para a capital, e assim poder desfrutar de seus últimos dias de vida na fazenda ao lado dela, seu grande amor. Isabel, chorando, responde que esse amor ficou no passado. Ivana, hipócrita, faz Valentina acreditar que já aceitou que José Miguel e ela se amam, diz que não vai mais interferir e comunica a Valentina que após o casamento se mudará em definitivo com Isabel para a capital. Isabel confessa a Valentina o amor que sente por Frederico e conta a proposta que lhe fez. Valentina diz que não vê nada de mal em que ela viva com o homem que ama. Rodrigo, furioso, esbofeteia um homem que debocha de Valentina, Ivana  diz que Valentina é uma vulgar por se apresentar semi nua em frente a todos seus empregados.

Capítulo 55, sexta-feira, 14 de junho

Enriqueta diz a Felipe que Sandra não o ama e que aceitou ser sua namorada apenas para causar ciúmes em Horácio. Ivana diz a Leonor que quando Valentina se casar levará José Miguel para viver na fazenda “Os Caracóis”, e Frederico se divorciará dela para se casar com Isabel. Leonor comemora o fato de seu filho ter se casado com a mulher mais rica da região. José Miguel informa a Valentina que viajará a capital para colocar a casa à venda. Valentina expressa seu temor de que algo os separe e  pede que primeiro se casem e depois ela mesma o acompanhará na viagem. Sandra pede ao Padre Ventura que fale com sua mãe e a convença que Felipe é um bom homem.  Felipe conta a  Sandra o que Enriqueta lhe disse e pede explicações. Sandra, chorando, responde que ele pode pensar o que quiser e diz que irá embora do povoado. Sandra diz à mãe que já que ela destruiu seu noivado, ela irá embora de país, estudar no exterior. Horácio diz a José Miguel que corre um rumor no povoado de que ele só vai se casar com Valentina por causa de seu dinheiro, e ele teme que ela acredite nisso. Rodrigo diz a Filadelfo que roubará Valentina para torná-la sua mulher e evitar que se case com José Miguel.

“A Dona” é exibida de segunda a sexta às 18h30 no SBT. Site oficial:https://www.sbt.com.br/novelas/a-dona

, ,