Musa da Gastronomia, Heaven Delhaye ensina prato light

A receita de ‘Salada de Salmão Grelhado’ é inspirada em um prato francês
Heaven Delhaye – Foto: MF Models Assessoria / Divulgação
Heaven Delhaye – Foto: MF Models Assessoria / Divulgação
A chef de cozinha e apresentadora de TV, Heaven Delhaye, ensina um prato para começar a semana leve . A  Salada de Salmão é  leve, fácil de fazer e uma ótima opção para manter a dieta, saboreando uma delícia.
A receita é inspirada na Salada Niçoise , muito famosa na França,  feita com atum fresco que geralmente é servida bem mal passada. Mas como aqui no Brasil achar um atum fresco bonito é uma tarefa nada fácil, Heaven substituiu e fiz um Salmão Niçoise, já que este peixe é bem mais fácil de achar. Se você não conseguir achar nem atum ou salmão fresco, o jeito é fazer essa salada com Atum enlatado. O bom desta salada, é que ela fica deliciosa de qualquer jeito. INGREDIENTES P/ 2 pessoas

 – 300 gramas de salmão com pele

– 5 unidades de vagem

– 1 dente de alho

– 1/3 de Pimenta dedo-de-moça

– 10 azeitonas (roxas)

– 1 tomate italiano

– 5 batatas bolinha

– 1 aliche

– 10 alcaparras

– 1/2 limão

– 1 punhado de salsinha

– 2 ovos

– Brotos de agrião

 MODO DE PREPARO

Comece cozinhando as batatas, com elas cortadas na metade e com a água temperada com sal. Deixe cozinhando por oito minutos.

Enquanto as batatas cozinham, aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque azeite e doure o salmão com a pele para baixo. Tempere com sal e pimenta do reino. Dica: deixe o salmão dourar 70% do tempo com a pele para baixo. Ou seja, não fique virando o tempo todo. Deixe dourar 5 minutos de um lado e 2 minutos do outro. O mais gostoso é quando o salmão fica um pouco mal passado.

Use a mesma água que cozinha as batatas para cozinhar os ovos e a vagem, cortada em pedaços menores ( menos louça para lavar no final ) Dica: A batata vai demorar 8 minutos para cozinhar, os ovos 5 minutos e a vagem 2 minutos.

Enquanto isso, retire o salmão e deixe descansar pelo mesmo tempo que ele ficou dourando. Dica: se cortar o salmão quente ele vai escorrer todo suco natural dele, deixando a peça seca e fibrosa.

Agora, é hora de fazer o molho. Corte um pedaço de aliche e um dente de alho descascado. Pique bem junto com salsinha e a pimenta. Depois, coloque num recipiente e adicione 6 colheres sopa de azeite de oliva extra virgem, 2 colher sopa de suco de limão e uma pitada de sal. Misture tudo com uma colher.

Feito isso, é hora de escorrer as batatas, a vagem e os ovos. Retire-os da panela com água. Monte o prato com base de folhas de agrião, algumas fatias de tomate, descasque os ovos cozidos e corte-os para colocar no prato. Adicione também as batatas e as vagens. Despedace o salmão com as mãos e coloque sobre o prato. Finalize com as azeitonas e o molho. Bom apetite.

 

Heaven Delhaye – Foto: MF Models Assessoria /
Heaven Delhaye – Foto: MF Models Assessoria /