Musa da gastronomia, Heaven Delhaye ensina a preparar um prato chic e saboroso

A receita de Filet Mignon Grelhado com Champignos é tão especial quanto dos melhores restaurantes do Brasil
Foto: MF Models Assessoria / Divulgação
Foto: MF Models Assessoria / Divulgação
Depois de ensinar a preparar uma entrada para o jantar, chegou a vez do prato principal. A chef de cozinha, Heaven Delhaye ensina como você pode ter uma refeição digna dos melhores restaurantes sem sair de casa e gastar muito. Então aproveite e surpreenda alguém especial.

Prato principal: P/ 2 pessoas

FILET MIGNON GRELHADO COM CHAMPIGNONS

– 3 uni de Batata mandioquinha
– 3 colheres sopa de Leite de coco
– 2 colheres de sopa de Manteiga
– 400 g de Filé Mignon
– 1/2 bandeja de Champignon shitake
– 1/2 bandeja Champignon shimeji (gosto de comprar os 2 misturados na mesma bandeja)
– 1 pitada de Tomilho
– 1 uni de Tangerina ( raspas e suco )
– 50 g de Queijo parmesão 

– 1/4 de uma taça de vinho tinto (ou pode ser substituído por agua)

 MODO DE PREPARO

Descasque e cozinha bem as batatas mandioquinhas para fazer purê. Passe as batatas já cozidas por um espremedor e coloque em uma panela. Tempere o purê com o leite de coco, uma pitada de sal, pimenta do reino e 1/2 colher de sopa de manteiga para dar cremosidade. Mexa por 1 minutos em fogo baixo. Apague e reserve.

Aqueça uma frigideira antiaderente com um toque de azeite. Retire o caule do champignon shitake, faça fatias bem fininhas e depois corte em quadradinhos. Coloque o shitake na frigideira já quente com azeite. É importante que a frigideira esteja bem quente para que o shitake frite e não cozinhe, pois só assim fica saboroso.

Corte o champignon shimeji em pedaços pequenos e acrescente na panela com o shitake. Tempere com pimenta do reino e o tomilho e deixe os dois dourarem bem.

Quando os champignons estiverem dourados, acrescente queijo parmesão e 1/2 colher de sopa de manteiga. Retire os champignons da frigideira e reserve.

Corte o pedaço de filé mignon em 2 medalhões e arredonde o formato das rodelas com as mãos. Raspe a casca de tangerina e jogue no filé-mignon para temperar, junto com 1 pitada de sal e pimenta do reino. Coloque os medalhões na frigideira já pré-aquecida com mais um ramo de tomilho. Frite a carne até o ponto desejado.

MONTAGEM

Coloque o purê no centro de um prato, posicione o filé-mignon por cima e finalize com os champignons.

Na frigideira ainda quente iremos fazer o molho. Esprema o suco da tangerina, acrescente o vinho tinto e 1 colher de sopa de manteiga. Quando a manteiga derreter e o molho reduzir um pouco, espalhe com a ajuda de uma colher ao redor da comida no prato. Só, bom apetite…

 

Foto: MF Models Assessoria / Divulgação
Foto: MF Models Assessoria / Divulgação